OBRIGADA PELA VISITA!!!!!!

Sei que vc não sabia q eu tinha este blog, resolvi fazer isso para escrever um pouco sobre minhas impressões e experiências. Enquanto estou dando aulas conto muitas histórias... talvez seja para fazer o tempo não fluir tão rápido e assim abraçar o que de melhor aconteceu, reviver, lembrar e sentir novamente a emoção daquele momento.



A arte de contar histórias deve estar no sangue que recebi de minha mãe e de meu pai, ambos me ensinaram a contar histórias e aqui estou eu, escrevendo-as.



Já tenho dois filhos, já plantei várias árvores e agora cumpro com a terceira premissa para me sagrar humana: escrever um livro.



Vou ficar muito feliz se vc deixar uma frase q exprima o que temos em comum, o que nosso encontro o despertou ou ainda sua impressão sobre o que já leu aqui. Seu coração deve falar mais alto...vou aguardar ansiosa.











quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Viagem à Europa - Parte III


      Nosso porto seguinte foi ATENAS, todas estavam muito ansiosas, pois era um dos pontos altos da viagem. Uma das companheiras é professora de Educação Física e então Atenas significava conhecer o berço dos jogos olímpicos, mas soubemos que o navio iria zarpar às 15h e então entramos em parafuso: que fazer em tão pouco tempo?? Saímos do navio desesperadas, pegamos um ônibus turístico q nos levou pelas vias mais importantes da cidade. Todos esses ônibus (Sightseeing) possuem canais de guias em todas as línguas, mas se é português, é o de Portugal, falando rápido, não dá pra ouvir, tirar fotos e comentar...só um de cada vez, com isso, desisti de ouvir e resolvi fotografar.
Resolvemos descer num dos pontos e conhecer o comercio, mas erramos o ponto e começou o stress.

     Duas das companheiras queriam comprar lembrancinhas, outra queria ver umas ruínas q ela viu no mapa, eu queria passear na cidade dentre os gregos, ver as vitrines, o que comem, como se vestem, como se comunicam naquela língua tão diferente, ver os ônibus elétricos, as banquinhas de jornais, alguns monumentos, outras queriam apenas andar de ônibus e ficaram indignadas por descer; uma baita confusão!!!

    Andamos um pouco naquela avenida, voltamos no ponto e pegamos o próximo ônibus para seguir até a Acrópole.  É uma caminhada em ascensão, por oliveiras todas com muitos frutos. Uma das meninas pegou e provou uma azeitona...éca!!!! Era amarga. Ninguém mais se atreveu a provar. As ruínas estão em constante conservação, tem um andaime por fora no Partenon. Quando chegamos não consegui entender o q eram dois outros edifícios que ficavam na entrada, depois vendo um mapa percebi q era um pórtico para chegar ao prédio principal que é o Partenon. Antes de entrar nesse pórtico à direita tem um declive onde pode-se avistar o Teatro Odeon em meia lua, com edifícios ao fundo, atrás do palco, que funcionavam como cenários dos eventos. Subimos em meio a outra multidão (como tem turista nesses locais!!!) aos poucos descortinava-se a cidade abaixo e o Parthenon acima. O dia estava lindo, num azul digno de turistas, então todas as fotos ficaram muito bonitas.  Atenas foi construída entre 450 a 330 a.C sobre as ruínas de construções mais antigas. Em grego, Acrópolis significa "cidade no topo". Na Grécia antiga era um distrito de defesa que também reunia os principais prédios administrativos e religiosos da cidade. Atenas é uma cidade com prédios baixos, como a maioria das cidades europeias, os prédios são construídos em regiões afastadas da parte antiga da cidade q se conserva nas cores e estilo. Avista-se Atenas desde a Acrópole e ela é branca, com muitas árvores  (cedros e oliveiras) verdes costurando a cidade O contraste é com o céu azul a deixa muito bonita.





Pode-se ver também o Monte Olimpo (morada de ZEUS).


 As ruínas estão por todos os lados sobre a Acrópole, tem outros templos como das Cariátides o Erechtheion, uma obra-prima da ordem jônica. Foi construído entre os anos de 421 e 406 a.C., o templo mais famoso é a famosa tribuna das Cariátides. É um pórtico com seis colunas policromáticos (inicialmente) com figura de mulher. Todas as figuras são cópias, cinco das originais estão no Museu da Acrópole e a sexta no Museu Britânico (Londres). A realização deste pórtico constituiu uma modernidade para a época ao utilizar "cariátides" em vez de colunas, também conhecido como Erecteu, o Templo de Atena Niki e o monumental portal designado por Propileu. Situa-se numa colina rochosa de aproximadamente 150 metros de altitude. Foi sede administrativa, cultura, religiosa e militar (observação). A construção foi realizada pelos atenienses em homenagem a deusa Atenas (protetora da cidade). Participaram da construção, dois importantes arquitetos gregos da antiguidade: Calicrates e Ictinus. Participou também o escultor Fídias, um dos mais importantes da época. Atualmente encontramos apenas ruínas da Acrópole, pois ela foi alvo de vários ataques militares durante a história. Recentemente o conjunto arquitetônico passou por um processo de restauração. Foi utilizado o mesmo tipo de mármore para a construção do Partenon. Em 2007, todo esse conjunto foi eleito como uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo. Essa foto que tirei foi pra pagar uma promessa de 4 anos atrás. Um dia vi uma foto do Parthenon num calendário e disse a um amigo: ainda vou tirar uma foto sentada nessa pedra aqui. Bem, não sei se é a mesma pedra, mas a foto está aí!!!!


    Tivemos que voltar logo, pegamos o ônibus turístico que nos levou até o porto, região chamada de Piraeus, a dez quilômetros da cidade. Além dos navios de cruzeiros, há serviços regulares de navios e de aerobarcos para as ilhas Sarônicas e Cíclades, bem como para Creta e para o norte da Grécia.

    Nosso Navigator nos esperava quase recolhendo as escadas e fechando as portas...Entramos e UFA!!!!! Todas a bordo. Destino: Civitavecchia.

Nenhum comentário: