OBRIGADA PELA VISITA!!!!!!

Sei que vc não sabia q eu tinha este blog, resolvi fazer isso para escrever um pouco sobre minhas impressões e experiências. Enquanto estou dando aulas conto muitas histórias... talvez seja para fazer o tempo não fluir tão rápido e assim abraçar o que de melhor aconteceu, reviver, lembrar e sentir novamente a emoção daquele momento.



A arte de contar histórias deve estar no sangue que recebi de minha mãe e de meu pai, ambos me ensinaram a contar histórias e aqui estou eu, escrevendo-as.



Já tenho dois filhos, já plantei várias árvores e agora cumpro com a terceira premissa para me sagrar humana: escrever um livro.



Vou ficar muito feliz se vc deixar uma frase q exprima o que temos em comum, o que nosso encontro o despertou ou ainda sua impressão sobre o que já leu aqui. Seu coração deve falar mais alto...vou aguardar ansiosa.











quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Viagem à Europa - Parte IV

Desembarcando em Civitavecchia:.


      O Hotel Porto di Roma, em Civitavecchia já tínha reservado uma van para nos levar até ROMA. Marcamos às 11h, mas conseguimos desembarcar às 9h30 então, ficamos aguardando. Como sou um pouco anflita, não consegui ficar ali sentadinha, peguei o shuttle e fui até a entrada do Porto ver se a tal Van não estava lá nos aguardando. Infelizmente não estava, então fui correndo até o Hotel saber qual horário tinha sido confirmado. Até o Hotel tem uma subida q me tirou a rapidez, mas não o entusiasmo. O concierge ligou e pronto, a van ia me pegar e levaria até o Porto. Deu tempo de descansar e às 11h já estávamos chegando para pegar as bagagens e as meninas.

      De Civitavecchia a Roma são 86 km, numa estrada bem sinalizada, desenhada na encosta de morros que ladeiam o Mediterrâneo, de onde podemos avistar o sol da manhã batendo seus raios dourados no mar calmo e pacífico (acho q o nome do Pacífico deve ter sido empregado errado...).
 Acredite, não há ondas no Mediterrâneo, apenas marolas;  parece um imenso lago.

 O motorista da Van era discreto e parecia ansioso como um bom italiano. Ele era calvo, aparentava uns 40 anos, rápido, decidido na direção e de raras palavras, nem se apresentou. Não sei se entendia o que conversávamos, talvez por isso fosse melhor ficar caladinho. Um momento uma das meninas com entou: será q ele está entendendo o que falamos? Outra delas falou: ele deve estar careca de saber o q turistas falam!!! (bem, era mesmo, demos muita risada). Sentei-me no banco da frente pois queria fotografar a rodovia e as placas.



Em menos de 1h estávamos em Roma. Ele nos deixou em frente ao Hostel Roma Downtown que fica a 100m do Roma Termini, uma beleza!!!!!

Chegamos cedo, mas não pudemos entrar nos quartos, somente após às 14h. Deixamos as "malinhas" no locker e fomos bater pernas. Almoçamos no Roma Termini que tem amplas lojas, lanchonetes, restaurantes e uma galeria imensa bem iluminada e arejada. Depois entramos numa loja de departamentos e arrematamos um estoque de sabonete da Toscana por 2,99e, saímos de sacolinhas pesadas. De lá voltamos ao Hostel para ocupar os quartos. O Hostel tem uma entrada com interfone e câmera, bem seguro. Subimos dois lances de escada para a recepção e pegar as malas. Nosso quarto era no 2º andar mesmo, o outro era no 4º. Tinha elevador para subir as malas, ainda bem. Os banheiros eram coletivos, no corredor bem em frente ao nosso quarto, só q devíamos cuidar, era único, servia para homens e mulheres. Essa atmosfera assustou um pouco as meninas q se acostumaram com o conforto e privacidade do navio. Eu ainda as lembrei: pessoal, vamos acordar... navio, já era!!!!!! Tudo acomodado fomos reconhecer a área. Notamos muita gente nas ruas, em grupo. Eram pessoas em excursão. Roma é uma cidade turística com milhares de visitantes. Notei q bem mais numerosos e definidos do que os visitantes do Rio, Paris, Madrid. Outra coisa q me chamou atenção são as faixas para pedestres. Não há sinaleiros nas esquinas, mas as faixas estão em todas para garantir que só ali há segurança. Quando o pedestre pisa em uma delas todos os carros param, assim ninguém se esquece de só atravessar ali, simples e eficaz. Claro que há sinaleiros, nas grandes vias, principalmente próximo ao Roma Termini. O trânsito de Roma é considerado o mais caótico do mundo, só agora entendi o porquê, os carros estacionam a quase 3m da guia da calçada e se estão com muita pressa estacionam em diagonal mesmo e usam muito a buzina. Tirei umas fotos rapidamente para o motorista não perceber, pois fiquei assustada.
 Apesar disso tudo não vimos nenhum acidente. Decidimos q no dia seguinte pegaríamos o ônibus do sightseeing com direito a 2 dias de passeio, preço 18e. Fizemos uma caminhada por perto e voltamos, algumas estavam mareadas... era saudades do navio. Dormimos cedo, tomamos o café da manhã com torradas, geleia, chocolate quente, suco pagando uma diária de 21euros e lá fomos pegar o busão. O dia estava frio, contudo um céu anil. Descemos no Coliseu, um imenso monumento com milhares de pessoas à volta fotografando, comprando bugigangas e aguardando para entrar. Esse monumento merece um capítulo à parte.

Nenhum comentário: