Desembarcando em Civitavecchia:.
De Civitavecchia a Roma são 86 km, numa estrada bem sinalizada, desenhada na encosta de morros que ladeiam o Mediterrâneo, de onde podemos avistar o sol da manhã batendo seus raios dourados no mar calmo e pacífico (acho q o nome do Pacífico deve ter sido empregado errado...).
Acredite, não há ondas no Mediterrâneo, apenas marolas; parece um imenso lago.
O motorista da Van era discreto e parecia ansioso como um bom italiano. Ele era calvo, aparentava uns 40 anos, rápido, decidido na direção e de raras palavras, nem se apresentou. Não sei se entendia o que conversávamos, talvez por isso fosse melhor ficar caladinho. Um momento uma das meninas com entou: será q ele está entendendo o que falamos? Outra delas falou: ele deve estar careca de saber o q turistas falam!!! (bem, era mesmo, demos muita risada). Sentei-me no banco da frente pois queria fotografar a rodovia e as placas.
Em menos de 1h estávamos em Roma. Ele nos deixou em frente ao Hostel Roma Downtown que fica a 100m do Roma Termini, uma beleza!!!!!
Chegamos cedo, mas não pudemos entrar nos quartos, somente após às 14h. Deixamos as "malinhas" no locker e fomos bater pernas. Almoçamos no Roma Termini que tem amplas lojas, lanchonetes, restaurantes e uma galeria imensa bem iluminada e arejada. Depois entramos numa loja de departamentos e arrematamos um estoque de sabonete da Toscana por 2,99e, saímos de sacolinhas pesadas. De lá voltamos ao Hostel para ocupar os quartos. O Hostel tem uma entrada com interfone e câmera, bem seguro. Subimos dois lances de escada para a recepção e pegar as malas. Nosso quarto era no 2º andar mesmo, o outro era no 4º. Tinha elevador para subir as malas, ainda bem. Os banheiros eram coletivos, no corredor bem em frente ao nosso quarto, só q devíamos cuidar, era único, servia para homens e mulheres. Essa atmosfera assustou um pouco as meninas q se acostumaram com o conforto e privacidade do navio. Eu ainda as lembrei: pessoal, vamos acordar... navio, já era!!!!!! Tudo acomodado fomos reconhecer a área. Notamos muita gente nas ruas, em grupo. Eram pessoas em excursão. Roma é uma cidade turística com milhares de visitantes. Notei q bem mais numerosos e definidos do que os visitantes do Rio, Paris, Madrid. Outra coisa q me chamou atenção são as faixas para pedestres. Não há sinaleiros nas esquinas, mas as faixas estão em todas para garantir que só ali há segurança. Quando o pedestre pisa em uma delas todos os carros param, assim ninguém se esquece de só atravessar ali, simples e eficaz. Claro que há sinaleiros, nas grandes vias, principalmente próximo ao Roma Termini. O trânsito de Roma é considerado o mais caótico do mundo, só agora entendi o porquê, os carros estacionam a quase 3m da guia da calçada e se estão com muita pressa estacionam em diagonal mesmo e usam muito a buzina. Tirei umas fotos rapidamente para o motorista não perceber, pois fiquei assustada.
Apesar disso tudo não vimos nenhum acidente. Decidimos q no dia seguinte pegaríamos o ônibus do sightseeing com direito a 2 dias de passeio, preço 18e. Fizemos uma caminhada por perto e voltamos, algumas estavam mareadas... era saudades do navio. Dormimos cedo, tomamos o café da manhã com torradas, geleia, chocolate quente, suco pagando uma diária de 21euros e lá fomos pegar o busão. O dia estava frio, contudo um céu anil. Descemos no Coliseu, um imenso monumento com milhares de pessoas à volta fotografando, comprando bugigangas e aguardando para entrar. Esse monumento merece um capítulo à parte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário