OBRIGADA PELA VISITA!!!!!!

Sei que vc não sabia q eu tinha este blog, resolvi fazer isso para escrever um pouco sobre minhas impressões e experiências. Enquanto estou dando aulas conto muitas histórias... talvez seja para fazer o tempo não fluir tão rápido e assim abraçar o que de melhor aconteceu, reviver, lembrar e sentir novamente a emoção daquele momento.



A arte de contar histórias deve estar no sangue que recebi de minha mãe e de meu pai, ambos me ensinaram a contar histórias e aqui estou eu, escrevendo-as.



Já tenho dois filhos, já plantei várias árvores e agora cumpro com a terceira premissa para me sagrar humana: escrever um livro.



Vou ficar muito feliz se vc deixar uma frase q exprima o que temos em comum, o que nosso encontro o despertou ou ainda sua impressão sobre o que já leu aqui. Seu coração deve falar mais alto...vou aguardar ansiosa.











domingo, 22 de maio de 2016

SANTIAGO DO CHILE - Matando as saudades!!!!! Mai/2016


Santiago do Chile sempre foi uma ótima opção, desta vez a proposta era visitarmos cantinhos nunca dantes percorridos...
Eu e o Lenio nos aventuramos em passar um pequeno feriado por lá, foi pouco tempo, mas bem aproveitado. Ficamos no Andes Hostel, nas acomodações do Apart Hotel na Calle Merced q eles administram sita a uma quadra da sede na Calle Monjitas. Muito bem localizado, próximo à Plaza de Armas e Catedral, Passeio Ahumada, Mercado Central, Cerro Santa Lucia, Museu Belas Artes, métro Belas Artes, Passeio do Parque Florestal, poucos passos do Pátio Bela Vista e Cerro San Cristóbal. Felizmente conseguimos lugar ali, como na visita em 2011.
Desta vez não fizemos o citytour com o ônibus doble deck, pois caminhamos mais, voltamos à Valparaíso visitar a Casa de Pablo Neruda, La Sebastiana e em Santiago La Chascona, próxima ao Cerro San Cristóbal. Essa visita foi mágica, muito legal, valeu a pena!!!
O tempo não foi tão amigo, choveu, o vento geladinho pedia agasalhos, mas caminhar era a melhor pedida.
Conhecemos o Centro de Compras Tirso,do outro lado do Rio Mapocho, quase em frente ao Mercado Central onde se encontra roupas a preços baixos, frutas e algumas lanchonetes.
Recomendaram-nos ir ao Comunidad Centro Comercial Persa Estación, pegamos o métro e após algumas paradas, lá chegamos. Procurava uma camisa esportiva para meu filho e lá, tive muitas à escolha. É um ótimo lugar para compras, brinquedos, roupas, artigos esportivos, de inverno, etc.
Em seguida algumas fotos ilustrando e para quem conhece, revivam Santiago del Chile!!!






sábado, 21 de maio de 2016

CAXIAS DO SUL - RS, UM MERGULHO NAS VINÍCOLAS - Abr 2016

A única bebida alcoólica que aprecio é o vinho, mas para meu paladar precisa ser vinho suave. Já me disseram q esse tipo de vinho não é puro, não é de qualidade, mas não consigo beber outros. Após tantos anos indo a Canela e Gramado nos Festivais de Turismo, sempre ficava a expectativa de irmos a Caxias do Sul para provar alguns vinhos, mas nem de longe eu imaginava quantas vinícolas lá existem e produzem vinhos maravilhosos. Contamos ao todo na região de Caxias do Sul 35, escondidas na Serra Gaúcha na região próxima a Caxias, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Flores da Cunha e Garibaldi. No mesmo dia que chegamos fizemos o passeio de Maria Fumaça que traz a oportunidade de ouvirmos música italiana, o sotaque de descendentes dos nonos e nonas que trouxeram a cultura, comidas, hábitos e o cultivo da uva com a produção do vinho, pães, geleias, artesanato, entre outras atrações. No final do passeio, visitamos a Casa Epopeia Italiana, onde contam a história da vinda das famílias italianas, através de um caminho por entre casas, navios, ruas, chegando finalmente numa cozinha bem italiana para degustar biscoitinhos caseiros, provar vinho, suco de uva e cantar com eles.
Fomos, Lenio, Déia, Margareth e eu. Ficamos no Hotel Personal, um luxo!!! Bem localizado, em Caxias. O Hotel Personal fica pertinho de dois supermercados. Lá nos apresentaram o Sr. João, um senhor de idade q tem um carro confortável e faz passeios com os hóspedes. Morador antigo vai contando histórias por onde passamos. Bem, combinamos um preço para o dia todo e lá fomos nós... O Sr. João nos levou no Museu do Imigrante, ao Parque da Festa da Uva, ao Cristo estilizado q fica num local bem alto e pode-se ver como a cidade se espalhou por entre as montanhas da Serra, às vinícolas Cantina Tonet onde me encantei com o vinho branco suave de uva niágara. De lá seguimos a Flores da Cunha, para a Vinícola Luiz Argenta, onde comprei vinho seco em garrafinhas tortas com vinho branco e tinto q depois servem como galheteiros, pra minha filha e um Vinho Seco, pro meu filho. Voltamos pro Hotel, felizes com duas caixas de vinho e espumante. No dia seguinte fomos em duas vinícolas: Perini onde compramos vinho suave e suco de uva de alta qualidade. Outra vinícola que visitamos foi a Vinícola Perini, em Caxias mesmo. Provamos do vinho q é muito bom, mas o que me arrebatou foi o suco de uva. Trouxe uma caixa pra Mari e para o Gui. Eles adoraram e pediram mais... Com certeza acertamos nos presentes.  No domingo visitamos o Chateau Lacave, em Caxias, embora seja um grande castelo medieval, ao estilo espanhol, foi vinícola produtora, mas hj é um restaurante e alugam para eventos, casamentos, etc. Fizemos uma visita guiada pelo castelo e compramos mais vinhos. Nosso passeio de dia inteiro foi na Maria Fumaça. Fomos de trem até Carlos Barbosa e voltamos de ônibus de turismo. Durante o passeio da Maria Fumaça nos serviram um vinho branco e outro tinto, delicioso. No momento q tomei nem me lembrei de perguntar qual era a marca. Depois, em Caxias deixei todos alvoroçados porque precisava saber que vinho era aquele servido: descobrimos: Vinhos Basttistello. Na Vinícola nós não tínhamos ido, mas eu queria saber onde comprar mais daquela delícia!!!! Então descobrimos q em Porto Alegre havia uma distribuidora. O Lenio foi com a missão de nos trazer algumas garrafas. Vinho é uma das bebidas mais saborosas q existe!!!!! Outra delícia que provei em Caxias foi o galeto ao primo canto, significa um galeto tenro que é caçado assim que se torna um franguinho, ou seja, ao primeiro canto. Sua carne é macia, minúsculo, bem temperado e maravilhoso para degustar com vinho e acompanhado de uma polenta na chapa, hmmmmmmm!!!! Olha, falar nisso me traz água na boca... é algo pra provar e jamais se esquecer!!!!