Piratuba é um destino bem comum aos gaúchos e catarinenses. Alguns paranaenses já ouviram falar, como eu, mas nunca visitaram.
O Sesc Pr, setor de Turismo promove o passeio com ônibus semi leito, hotel e refeições, sistema pensão completa, parcelado em até 12 meses, tanto para comerciários como para não comerciários. Desta vez saímos às 23h do dia...de Curitiba e amanhecemos em Treze Tílias (Tirol Brasileiro). Tirol é uma região da Áustria, próximo a Innsbruck, de onde, na época da II Guerra vieram imigrantes para se fixaram na região da serra catarinense, quase na divisa com o Rio Grande do Sul.
Do site www.trezetilias.com.br um pouco da história:
Treze Tílias
Treze Tílias foi fundada no dia 13 de outubro de 1933 pelo ex-ministro da agricultura da Áustria Andreas Thaler em um momento aquele país buscava soluções para minimizar o sofrimento de sua população que estava em meio a uma crise generalizada.
A imigração aconteceu principalmente entre os anos de 1933 e 1937, com pessoas vindas em sua maioria dos estados do Tirol, Vorarlberg e Alta Áustria (Oberösterreich). A colônia recebeu também pessoas de outros estados da Áustria e ainda austríacos do Tirol do Sul (Südtirol), região que pertenceu a Áustria entre 1363 e 1918 e que após a 1º Guerra Mundial foi anexada ao território italiano.
A cultura sempre foi um ponto de destaque na colonização, que teve a fundação da Banda dos Tiroleses ainda no primeiro navio de imigração, a arte da escultura e o canto já presentes no primeiro natal na nova pátria e com o passar dos anos, novos grupos foram se formando com o intuito de preservar a identidade de Treze Tílias, que é hoje conhecida nacionalmente como “O Tirol Brasileiro”.
Além da cultura austríaca, Treze Tílias recebeu descendentes de alemães (principalmente do Hundsrück e Westfalen) de italianos (principalmente de Vêneto e Lombardia), fazendo com que a cultura europeia seja muito influente na cidade e região.
Nosso destino seria Piratuba mas passamos por Treze Tílias, tomamos café no Treze Tílias Hotel, depois fizemos um citytour caminhando pelos monumentos no centro e retornamos ao ônibus para seguirmos viagem.
Foram mais 2h de viagem até Piratuba. Chegamos com um dia belíssimo, poucas nuvens e temperatura agradável. O grande impulso de Pìratuba como Estância Hidromineral, começou a acontecer a partir de 1964, quando a Petrobrás, em busca de Petróleo, acabou encontrando um lençol de águas termais, localizado a uma profundidade de mais de 674m.
Fomos alojados no Hotel Schafer, localizado na rua 13 de março, 43, www.hotelschafer.com.br, bem localizado, na rua principal que leva às Termas, aproximadamente 3oo m. Hotel com regime de pensão completa: café da manhã, almoço e jantar, com pratos variados, deliciosos, tempero apurado e bom gosto nos detalhes. Não fomos visitar as Termas naquele mesmo dia, deixamos para o dia seguinte, resolvemos descansar. O comercio de Piratuba não está apropriado ao turista pois funciona no horário comercial de qualquer cidade brasileira. À noite nada está aberto, exceto alguns poucos restaurantes dos hotéis q preparam bailes para os hóspedes. A música entoa por toda a cidade nos mais variados ritmos...
Os turistas ficam em seus hotéis jogando, conversando ou participando de eventos. No dia seguinte saímos após o café da manhã, seguimos para as Termas. que são dois grandes parques muito perto dali. O Parque da direita possui 3 piscinas externas olímpicas com águas quentes e 1 com água fria e um complexo com o Palácio de Vidro que abriga 4 grandes piscinas quentes (temperatura 34°), com hidromassagem e piscinas infantis. As propriedades das águas são minerais com até 38° com benefícios terapêuticos, contribuindo para revigoramento das funções físicas e mentais, produzindo efeito anti estresse e bem estar. As águas termais são utilizadas no tratamento de reumatismos, úlceras, cálculos renais, hipertensão arterial, eczemas, estresse, artrites, alergias, depressão, sinusite, psoríase, envelhecimento da pele, anti inflamatório, curam ou aliviam quase todas as enfermidades. É recomendado iniciar com meio copo de água antes das refeições, além de certa quantidade durante seus intervalos. Pode-se chegar a tomar dois litros de água gelada ou fria por dia.
Fizemos visitas diárias às Termas e também conhecemos o Parque do lado direito onde há piscinas mais rasas, com chuveirinhos, na temperatura dos 38°, própria para relaxar enquanto recebe os jatos quentinhos. Há também ali uma rampa de tobogâ para os mais jovens se deliciarem e uma rampa para adultos e jovens, assim como banheiros, chuveiros, lanchonete.
Na manhã da volta fomos avisados que haveria um espetáculo para assistir na fonte do Parque da Direita, às 11h. Algumas pessoas já sabiam e foram chegando nesse horário também. Após um apito um jato de água da Fonte Termal subiu aos céus por 30m, jorrando uma cortina de água, pela força espalhando por todos os lados. Um belo espetáculo que acontece todos os finais de semana e feriados nesse horário.
Voltamos ao Hotel, almoçamos e logo partimos na viagem da volta, chegando em Curitiba às 21h.
Foi um magnífico passeio, recomendamos a todos, especialmente aos idosos de plantão, aventureiros, mas é passeio e diversão certa para todas as idades!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário