Ocaso em Foz, dos mais lindos que já presenciei!!!!
Duty Free Argentina,
Nas Cataratas do Iguaçú, Maravilha da Natureza, com D.Nilza, Maravilha de Companhia!!!!!
Marco das 3 Fronteiras,
Parque das Cataratas no lado Argentino,
Veja o relato do companheiro de aventuras Lenio em sua coluna Fatos e Fotos sobre a visita ao Parque das cataratas do lado argentino:
PARQUE IGUAZU
Para apreciar as Cataratas do Iguaçu, em todo o seu esplendor e magnitude, devemos cruzar a fronteira, chegando no Parque Nacional de Iguazú, na Argentina. A dupla dinâmica (Nilda Maria e eu) tocou-se para lá. Chegamos na "Estación Central", onde através do "Tren de La Selva", poderemos atingir duas estações: das Cataratas e da Garganta do Diabo. Na vez anterior, fomos direto para a Garganta do Diabo. Desta feita, descemos na 1ª estação, onde desce-se até um farol e dali, temos duas opções de trilhas (circuitos) são oferecidas: Paseo Superior e o Inferior.
CIRCUÍTO SUPERIOR (UPPER TRAIL)
Com 650 mts., vamos caminhando em trilhas, no meio da mata e a cada instante, vistas fantásticas de vários Saltos (tem 275 quedas), como: "Bossetti", "Adán y Eva", "Bernabé Mendez", "Mbiguá", "Dos Hermanos", "Chico". Nesse paseo superior avistamos essas cachoeiras num nível, acima das mesmas. Cada qual, mais linda. Ao redor de 1 hora, completamos o percurso.
CIRCUÍTO INFERIOR (LOWER TRAIL)
É o maior, com 1.400 mts.. Nele, observamos o "Salto Dos Hermanos", de baixo, para cima, o mesmo com o "Chico" e com o "Bossetti" (é muito grande). Nesta posição, a gente tem mais noção da violência das águas. Após longa caminhada na mata, vamos para outro lado, onde apreciamos os Saltos "Lanusse" e o "Alvar Nuñez". Mas, as atrações que já são lindíssimas, não param por aí, pois desceremos uma "escalera" (escadaria), chegando num pequeno atracadouro, onde uma lancha, em 50 segundos de travessia (gratuita), nos conduz à Ilha San Martín. Nesse pequeno trajeto, todos têm que colocarem "salva-vidas". Nessa ilha tem uma prainha de cascalho, com cordas indicando a distância permitida. Bobeou, a correnteza levou.
ILHA DE SAN MARTÍN
Subimos 183 degraus, numa mata fechada e percorrendo uma trilha de 700 mts., depois de baixarmos 48 degraus, chegamos cara a cara com o Salto San Martín. O despejo da água (vazão) é descomunal. Dar uma descansadinha, diante daquele fenômeno da natureza é reconfortante para os olhos e para o corpo.
Usina de Itaipu à noite e de dia, Ecomuseu de Itaipu, Visita Tecnológica em Itaipu,
passeios no Macuco Safári (Brasil) e a Aventura Náutica (Argentina), 3 Cassinos, bons restaurantes e pizzarias em Foz e Puerto Iguazu,
Mesquita Árabe e um Templo Budista, Cataratas do Iguaçu lado brasileiro e Parque das Aves (imperdível) conforme relato do grande parceiro de viagem Lenio, na mesma Coluna Fatos e Fotos:
"FATOS SEM FOTOS"
FOZ DO IGUAÇU: 1001 ATRAÇÕES (FINAL)
PARQUE DAS AVES
O dia amanheceu chovendo e a Nilda Maria sugeriu o "Parque das Aves". Não botei muita fé, pois o nome não dá empolgação, para visitá-lo. Situa-se a 12,5 kms., da cidade e fica defronte ao portal das Cataratas do Iguaçu (lado brasileiro). Paga-se R$ 10,00 (idoso) e segue-se por uma trilha, no meio das árvores. Então, vamos seguí-la. As atrações vão sucedendo-se. Eis, na ordem da trilha (sentido horário): avestruzes, saguis, árvore da vida, periquitos, tachãs, papagaios, flamingos, viveiro floresta (passando por dentro), mutuns, jacutingas, faisões, viveiro pantanal (aves de lá), a enorme anaconda (sucuri) viva, iguanas, peixes e jacarés, jiboias, urubu rei (bicho bonito), hárpia, emas, savana africana, paraíso das ararajubas, tucanos (estão soltos e a gente passa entre eles, pois gostam de ficar nos "guarda-corpos" <parapeitos> que ladeiam a trilha), papagaios ameaçados de extinção, borboletas (o visitante passa dentro do viveiro, com centenas delas voando ao redor. Cada qual mais linda), corujas, casuares, viveirão (entramos, novamente, num gaiolão, onde as araras gostam de dar rasantes, brincando com os visitantes e até, assustando alguns), araras mansas, cobras não venenosas (claro, isoladas), aranha enorme (viva), papagaio do Congo e, finalmente, a saída. No trajeto, 2 banheiros, 1 restaurante, área de lazer, abrigos para descansar e lojinha de souvenirs. São mais de 900 aves, de mais de 150 espécies do Brasil e do mundo. Não botava fé, mas saí encantado, nas 2 horas de trilha. Esta visita, eu assino embaixo: VÁ !
Há ainda locais e passeios ainda não visitados como o Panorama Parque Aquático, passeio de helicóptero sobre as Cataratas, dentre outros.
Já estive em Foz muitas vezes, com família e amigos: minha mãe Maria Rosa, meus filhos Dennis e Marianne e Patrick amigo dos meus filhos, minha irmã Marina e o marido, Déia, Lady Nilza, Lenio, Neuza Wagatsuma, Angela Carneiro, Verônica, durante 1 ano em excursão semanal para compras com o guia José Maria (Arautur), em viagens curtas de bate e volta só pra encontrar "recuerdos" natalinos e outros pra mim...
Agora voltarei com mais frequência, encontrei a loja dos produtos FOREVER, onde há produtos ainda não liberados para venda no Brasil, somente importados.
Gosto de voltar levando pessoas q ainda não conhecem, e assim, cada visita se torna única, maravilhosa e com gosto de vou voltar!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário