Interior do Felicidade.
O Felicidade em momentos calmos quando o mar parecia uma piscina...
Já há quase 6 meses o "Felicidade" navega pela Baía de Paranaguá, fica ancorado em Pontal do Sul, numa Marina próxima ao Porto de Embarque da Ilha do Mel. Marianne, única tripulante, tinha a função de co piloto enquanto não chegava o piloto automático, agora já instalado e segundo ela, muito eficiente; ela agora é a 2ª passageira já faz parte da paisagem. Pelo q presenciamos, já aprendeu manejar alguns instrumentos do barco e é essencial nas navegações.
Em outubro/2012 eu e o Lenio tivemos a honra de navegar com o casal até a Ilha do Mel, ancoramos no local chamado Nova Brasília, visitamos o Farol e almoçamos por lá. Essas fotos mostram o mar calmo num dia nublado, mas eles possuem muitas fotos com o céu azul brilhante e o mar de um azul indescritível. O Gui é um marinheiro pois explica tudo, dando detalhes, com certeza faz o q gosta. Eu estou muito feliz com a presença do "Felicidade" na vida deles, é um hobby q tira o estresse e ainda oferece a possibilidade de navegar e conviver. Já tiveram duas boas experiências noturnas quando dormiram no barco. À noite, dizem eles, é tão silencioso q se demoram a dormir... (coisas de urbanistas), chegam a sair da cabine algumas vezes pra saber porque está tão quieto.
1ª Noite pousando no "Felicidade".
O Amanhecer...
Aproveito também pra editar o relato do Lenio na íntegra sobre esse passeio, ilustrando com algumas fotos. Agradeço o convite dos noivos para o passeio e aproveito pra desejar mil felicidades no casamento, em 20 de abril futuro e uma feliz viagem de núpcias ao Tahiti (não podiam deixar por menos!!!!).
FATOS SEM FOTOS
Redator: Lenio Cardoso Fregapani
VISITANDO A ILHA DO MEL - PR -
PONTAL DO PARANÁ
Dista 114 kms., de Curitiba. Descemos a serra, rumo ao litoral, pela Viação Graciosa Ltda. (R$ 28,47), eu e a curitibana, Nilda Maria. Nosso destino final era Pontal do Sul, uma das praias existentes nos 22 kms. que compõem o Pontal do Paraná. Almoçamos no "Restaurante Cumbuco". De tardezinha, de moto, chegou o casal de noivos Marianne-Guilherme, compondo um quarteto maravilhoso.
O "FELICIDADE"
Um veleiro de médio porte é o "mimo" dos noivinhos. Domingo, se o tempo melhorasse, esse quarteto cruzaria a Baía de Paranaguá, singrando o Mar de Dentro, chegando na Ilha do Mel. São Pedro permitiu.
Tombada em 1975, pelo Patrimônio Histórico , Artístico e Natural do Estado do Paraná.
Zarpamos da Marina que situa-se no mesmo braço do mar, onde existe o Terminal dos barcos de turismo. Em 50 minutos, o comandante Guilherme lançou âncora, na Praia de Brasília, a poucos metros da areia da praia. Dali, a pé, rumamos para o Farol das Conchas. Passamos para o outro lado da ilha, chegando na Praia do Istmo (Realmente, ali é a parte mais estreita, um istmo perfeito).
Depois, atingimos a Praia do Farol e daí em diante, começamos a subir 147 degraus. Pelo meio da subida, avistamos, noutro lado da ilha, aos nossos pés, a Praia de Fora e ao longe, a Praia Grande e separando uma da outra, a Ponta do Joaquim.
Ao fundo a Praia do Istmo |
Depois, atingimos a Praia do Farol e daí em diante, começamos a subir 147 degraus. Pelo meio da subida, avistamos, noutro lado da ilha, aos nossos pés, a Praia de Fora e ao longe, a Praia Grande e separando uma da outra, a Ponta do Joaquim.
FAROL DAS CONCHAS
Desde 1872, até hoje, orienta os navegantes na Baía de Paranaguá. Na caminhada da Praia de Brasília até ao Farol, gastamos ao redor de 30 minutos (1,6 km.). A vista é deslumbrante, tanto olhando para o mar, como para o continente ou para o norte ou para o sul da ilha.
A vista é deslumbrante, o modelo ...quase voou com o vento!!! |
"O Sr. D. Pedro II, I.C.. O Barão de Cotegipe, Ministro da Marinha, mandou construir este pharol. Engº Zozimo Barroso. Constructores: P.& W. Maclellan. Glascow-1890 -" Inscrição no local.
OUTRAS ATRAÇÕES
Na descida, passamos por algumas pousadas e campings, encravados na Ilha. Num certo ponto, concentra-se a parte gastronômica, com alguns restaurantes. Optamos pelo "Rest. Mar & Sol". (Preço per capita=R$ 51,00). Saindo dali, sempre em trilhas de chão batido, entre árvores, passamos pela Vila do Farol, com muitas tendinhas oferecendo souvenirs e outros produtos.
AS CAMISETAS
Sou vidrado em dizeres gravados em copinhos, camisetas, etc... Eis, algumas preciosidades: "Eu bebo para ficar ruim, pois se fôsse para ficar bom, tomaria remédio."; "Se meu dinheiro falasse, diria:- Tchau." "Se sua sogra é uma jóia.... nós temos o estojo." Funerária Jesus te Chama.
Sintam, agora, a rixa existente, entre os Estados vizinhos: Paraná-São Paulo: "Se dentista é especialista em dente, então paulista é especialista em quê ?"; "Paulistas são homicidas, de dia são "homi", de noite, são "cida"."
A PROMESSA
Nosso ônibus retornaria às 18,05 hs. e o relógio apontava, 16,00 hs. . Não havia tempo para mais nada. Prometemos retornar, pois não deu para visitar no sul da ilha, a "Gruta das Encantadas" <Velhas lendas falam de sereias encantadoras que atraíam os pescadores com seu canto mavioso>. É uma fenda natural, com 20 metros de altura. Do farol até lá, são 5,7 kms. (ao redor de 2,40 hs., de caminhada); a noroeste, após passar o istmo, chega-se a outra parte da ilha que é bem maior e pouco habitada, pois é uma estação ecológica. Mas, mesmo assim, ao leste da mesma, existe a "Fortaleza N.Sra. dos Prazeres", (5 kms., do farol) construída em 1767, para proteger o Brasil de ataques espanhóis. Muitas outras praias não foram visitadas. A Ilha do Mel, vista de cima, parece uma formiguinha carregando uma folha de árvore, cinco vezes maior que ela.
Gostei muito de uma recomendação, entre tantas, para os visitantes: "Embalagem vazia é leve para você..... mas, pesada para a natureza." Ah ! Se todos observassem isto no nosso Rio Taquari !!
Convido a todos para conhecerem essa maravilha.
Lenio, agradeço o carinho e a permissão para usar seu texto.
Março 2013.
Março 2013.