OBRIGADA PELA VISITA!!!!!!

Sei que vc não sabia q eu tinha este blog, resolvi fazer isso para escrever um pouco sobre minhas impressões e experiências. Enquanto estou dando aulas conto muitas histórias... talvez seja para fazer o tempo não fluir tão rápido e assim abraçar o que de melhor aconteceu, reviver, lembrar e sentir novamente a emoção daquele momento.



A arte de contar histórias deve estar no sangue que recebi de minha mãe e de meu pai, ambos me ensinaram a contar histórias e aqui estou eu, escrevendo-as.



Já tenho dois filhos, já plantei várias árvores e agora cumpro com a terceira premissa para me sagrar humana: escrever um livro.



Vou ficar muito feliz se vc deixar uma frase q exprima o que temos em comum, o que nosso encontro o despertou ou ainda sua impressão sobre o que já leu aqui. Seu coração deve falar mais alto...vou aguardar ansiosa.











sábado, 26 de abril de 2014

AADESUL Ata 1-CARNAVAL EM JOINVILLE 2013, Ata 2- PÁSCOA EM CURITIBA 2014, PRÓXIMOS ENCONTROS.

PÁSCOA E FERIADO TIRADENTES - 2014:  

No feriado de Páscoa e 21/abril de 2014 tive a honra de receber em minha casa grandes amigos: Déia e Joselina, uma carioca e a outra capixaba, ambas residentes em Guarapari-Es e Lenio, apesar de ter ficado no Hostel Roma, fazia da minha casa ponto de partida para nossas atividades turísticas. Na ocasião aproveitamos para efetivar a segunda reunião da AADESUL - Associação dos Amigos da Déia do Sul, criada em Joinville-Sc no carnaval de 2013, com 4 associados. Nesta segunda reunião agregaram à Associação 7 novos associados:  Joselina, Fátima e Pedro, Marianne e Guilherme, Dennis e Lisandra. Infelizmente duas candidatas, ficaram impossibilitadas de comparecer e aguardam nova reunião para serem incluídas (Nilza e Lygia). Dos associados iniciais também foi excluída uma componente por não apresentar perfil de associada, enfim, restam 3 Associados e a Presidente desde a Ata de Abertura da Associação: Lenio, Nilda, Ângela e a própria Déia. Ângela viajou para um encontro de família e não compareceu à segunda reunião. Todos concordaram em utilizar as Atas (1 e 2) redigidas pelo nosso secretário Lenio para relatar o evento e as fotos de Déia, Joselina e minhas para ilustrar esta postagem. Antes da postagem das Atas, quero deixar registrada minha grata satisfação em ter esses três maravilhosos amigos em minha companhia q sempre deixam um sabor de quero mais. A região de Curitiba tem muito ainda a mostrar aos visitantes, como o tempo estava curto deixamos para a próxima oportunidade: O Caminho do Vinho em São José dos Pinhais, Parques como Unilivre, Barigui, Ópera de Arame (em reforma) e Pedreira Paulo Leminski, Estância Ouro Fino, Grutas de Bacaetava - Colombo, Morro do Anhangava, Pico do Marumbi, Praia de Guaratuba, Caiobá e travessia de ferry, etc etc... Minha casa tem portas sempre abertas para visitas assim: VOLTEM!!!!!



ANTECEDENTES:
Na primeira vez q Lenio e eu fomos a Joinville-SC, dez/2012, ficamos com o compromisso de voltar para fazer o passeio no Barco dos Príncipes, aí está um trecho do q foi planejado em 14/12/2012:
"Para o carnaval de 2013, onde faremos o passeio no Barco do Príncipe III (tipo do "Cisne Branco", de P. Alegre, só que maior, para 350 pessoas, com piscina, com almoço a bordo, show de humor e com música ao vivo). A rota que ele traça é bem interessante: sai de Joinville às 10,30 hs., percorrendo 14 ilhas na Baía de Babitonga (Um braço do Atlântico que se estende até Joinville), ancorando em São Francisco do Sul (a 3ª cidade mais antiga do Brasil - 1504-) - Patrimônio Nacional - para visitação ao Centro Histórico, Museu do Mar, etc...Às 15h, retorno. Nessa nova aventura, além da dupla dinâmica, eu e a Nilda Maria, teremos a agradável companhia da: Queen Mary Nery (minha conhecida, desde Santiago, do Chile), Adeir Barboza, Ângela Carneiro e Lucimara dos Santos (amigas da Nilda). O Príncipe III vai......... tremer.

ATA 1 - CARNAVAL EM JOINVILLE-SC:

 "AADESUL"  - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA DÉIA DO SUL -  ATA  01
           Aos dez dias, de fevereiro de dois mil e treze, reunidos no "Quarto das Princesas", do Joinville Hostel, sito à Rua Dona Francisca, 1376, Bairro Saguaçu, Joinville - SC-, as Sras. Adeir Barboza, Nilda Maria Saldanha Senra, Ângela Carneiro e Lucimara dos Santos e em outro quarto (dos Príncipes) o Sr. Lenio Cardoso Fregapani, deliberaram o seguinte:
a) Criação de uma associação, sem fins lucrativos, com objetivo único de promover o turismo, entre seus associados;
b) A reunião dos associados, pelo menos, uma vez, por ano, em alguma cidade turística, é a meta básica. Podem ocorrer outras reuniões, no mesmo ano.
c) Os citados, nessa ATA, a partir desse momento, passam a denominar-se de "Sócios Fundadores";
d) Em votação nominal foi eleita a Diretoria para o 1º ano - 2013 -, ficando assim constituída:
                       Presidente:  Adeir Barboza
                       Vice-Presidente: Nilda Maria Saldanha Senra
           Nada mais tendo a declarar, lavro a presente Ata.
           Porto Alegre, 16 de fevereiro de 2013.
           Lenio Cardoso Fregapani
                       Secretário







ATA 2 - PÁSCOA EM CURITIBA-PR, segue na íntegra a Ata redigida pelo Secretário Lenio.

Obs.   Dia 16/04 chegaram em Curitiba Déia e Joselina, vindas de Guarapari-ES para passarem o feriado conhecendo nossa cidade. Assim q chegaram e se alojaram em minha casa, ficou combinado q iriíamos dar uma voltinha a pé antes da chegada do Lenio q seria dia 18/04. Dia 17/04 caminharam bastante, passeando pelas ruas centrais, Rua XV, praça Osório e Santos Andrade. Não resistiram e registraram algumas poses. Chegaram cansadas. No dia seguinte, o Lenio já havia chegado e nos acompanhou no passeio turístico, paramos para o almoço em Santa Felicidade, daí para frente, o relato abaixo está fidelíssimo.
Em frente à Rua 24Horas
Déia na Boca do Brilho
Monumento à Boca Maldita (lugar de fofocas)
Em frente ao Paço da Liberdade
Elas são admiradoras dessa Rua

Passeando no Shopping Estação


Visitando a Feirinha da Páscoa - Pça Osório
Prédio onde há o Espetáculo do Natal - HSBC













Elas encontraram esses dois ícones de Curitiba













Joselina aguardando o Ônibus Expresso













Déia entre Tubos...Estação Central













Na plataforma da antiga Estação












Joselina comprando seu bilhete para viajar de trem, no Museu Ferroviário
AADESUL - ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DA DÉIA DO SUL - ATA 02    
     Aos dezoito de abril de dois mil e quatorze, na cidade de Curitiba, reuniram-se os seguintes Associados: Adeir Ferreira Barboza (Presidente), Nilda Maria Saldanha Senra (Vice-Presidente), Lenio Cardoso Fregapani (Secretário) e Joselina Cypriano Dutra de Souto, onde os três primeiros são sócios-fundadores e a última, nova associada, para o II Encontro da AADESUL.  
    Esse quarteto partiu para um Citytour, onde esta acolhedora cidade mostrou todas as suas atrações turísticas, embora não tenhamos descido, para apreciá-las "in tottum".
Quarteto das jovens senhoras
Todos membros da AADESUL
      O almoço foi planejado, para o bairro gastronômico da cidade, Santa Felicidade. No mais tradicional restaurante do bairro, o "Restaurante Madalosso". Neste local, sem combinação prévia, estavam novos associados, o casal: Marianne Nery Picanço e Guilherme Picanço. Foi um lauto almoço, regado de muita alegria e com direito a muitas fotos.
Fonte dos Vinhos Durigan
      












O quarteto inicial, ainda circulou pela cidade, mas ao cair da noite, recolheu-se para a residência da Nilda Maria.
                                

                                     DIA 19.04.2014
      Em carro locado, Gol última geração, dirigido pela Nilda Maria esse mesmo quarteto desceu a serra, rumo ao Pontal do Paraná, cujo destino final seria a "Ilha do Mel". Duas horas de uma viagem tranquila  e divertida, com direito a muitas fotos, principalmente, de "placas", com direito até a substituição de fotógrafo. 









Início da viagem, barco Maré Alta
     O relógio apontava 12h30  quando o "Barco Maré Alta" zarpou do continente, em direção à Ilha. Em 27 minutos, numa travessia suave e agradável, pusemos os pés no trapiche, denominado "Encantadas". 
    
Mapa da Ilha do Mel - PR


Viagem tranquila no Barco









Joselina e ao fundo o Canal em Pontal do Sul
Déia e seu lindo sorriso...


Almoço na Toca do Mar
O tempo colaborava, porém antes de qualquer atuação exploratória, tínhamos que almoçar. Uma das associadas, a Nilda Maria demonstrava grandes "desejos", por peixe. Na minha terra, esses "desejos" são comuns em pessoas "embarazadas", como dizem nossos "hermanos". Mas parece que é um "rebate" falso. Gracias a Diós !

     Optamos pelo "Rest. Toca do Mar", sugestão do casal Marianne e Guilherme, onde o atendimento, a comida e o preço foram nota 10. 


Registro da visita à Ilha do Mel- Pr

Mais  merecidas fotos e início da caminhada, através de trilha suave, entre a mata atlântica e algumas pousadas, fomos para o outro lado da ilha.
Passarela para a Gruta das Encantadas
    





A Equipe na passarela...


Dupla de aventureiros...
 Após cruzarmos uma bela ponte de madeira, onde ao lado esquerdo, abria-se uma pequena praia e à direita, uma grande elevação de rocha, onde a força da água "cavou" uma enorme gruta que segundo a lenda, sereias, ali habitavam e com ardís irresistíveis, atraíam os navegantes, perpetuando a sua espécie, com a eliminação dos "visitantes". 
Vista da entrada, com maré alta não é possível visitar
Dentro da Gruta, uma sensação de medo... olha a expressão do Lenio.

     A profundidade e a altura da caverna são bem consideráveis e formam  um belo acidente geográfico, digno de visitação.
Ela é bem funda, a maré alta cobre todo esse espaço
   Retornamos, ao cair da tarde, alegres e contentes, sem acusarmos nenhum cansaço físico, porém tínhamos que nos recolher cedo, pois no outro dia, tínhamos nova "exploração" turística, no belo Estado do Paraná.

                                 

Desbravador... aventureiro... adora se arriscar!!!!
DIA 20.04.2014
    Domingo de Páscoa, com trânsito pouco intenso, passando por Campo Largo, região famosa por sua porcelana e onde almoçamos,  o mesmo quarteto rumou para Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, mais precisamente, no "Parque Estadual de Vila Velha", 



Primeira visão da cidade de pedras- Vila Velha-PR



Inicio da trilha, ao fundo o camelo

Torres de arenito muito altas...

Escavada uma garrafa de Coca cola

Proa do Navio

A grande bota
Painel do parque com os arenitos à direita, a Lagoa dourada e Furnas à esquerda

Joselina em sua primeira visita...maravilhada!!!


Trilha e os últimos visitantes do dia...

Torres de arenitos


à direita o perfil do índio

Lá atrás a proa do navio


Com ajuda de um papel para suportar a câmera...
onde pudemos observar verdadeiras maravilhas esculpidas pelo vento e pela água. São várias formações deslumbrantes, com os mais diversos desenhos. Cito a "TAÇA", como expoente máximo, verdadeiro cartão postal. Uma maravilha! Depois, das Cataratas de Iguaçu é o monumento mais fotografado do Estado. Visita imperdível.



Trilha sobre a floresta abaixo das muralhas de pedra






Parada para descanso na trilha



Trilha com calçamento, escadas, subidas e descidas


Na base dos paredões muita areia de calcário caída dos paredões
   
Saída da trilha para o Parque



Aguardando o ônibus do Parque
















Ainda no retorno, fomos brindados com um pôr-de-sol maravilhoso, onde nossas fotógrafas demonstraram todas as suas habilidades, pegando-o nos melhores ângulos.



Click da Déia 


pôr do sol, um presente!!!
    
Vários  clicks para não perder o momento









O jantar ocorreu numa grande e conceituada confeitaria, da capital paranaense: Saint Germain, no bairro Batel.




    


O quarteto recolheu-se cedo, onde as três associadas foram para o apartamento da Nilda Maria, onde estavam hospedadas desde o dia 16.04.14 e Lenio, para o Hostel Roma.

                                         21.04.2014
    A logística, para que esse dia desse tudo certinho, foi um verdadeiro quebra-cabeça: as associadas de Guarapari, já tinham adquirido as passagens de trem, para Morretes; tínhamos que entregar o carro, no aeroporto e o Lenio regressaria, naquela noite, para Porto Alegre.


   Combinamos de nos encontrar na estação ferroviária e de lá, a Déia e a Joselina desceriam a serra, nesse deslumbrante passeio de trem e a Nilda e eu rumamos para o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, para entrega do carro à Movida e retornarmos, a tempo, pois o ônibus da Viação Graciosa Ltda, partiria às 10h, rumo ao litoral.



Embarcando na aventura

Déia

Joselina
Trem Serra Verde Classe Turística

Estação em Morretes-Pr
Todo planejamento deu certo e os viajantes rodoviários chegaram primeiro e aguardaram a chegada das passageiras, via ferroviária. 


Rio Nhundiaquara



A turma completa




    
    Já passava do meio dia e optamos pela "Restaurante Hiper Gula" - Rua XV de Novembro, 299 - que apresentou um ótimo "Barreado", prato típico da região, acompanhado de um variado "buffet". O preço era convidativo - R$ 26,90 - com direito a um refrigerante, enquanto que nos concorrentes, o preço era acima de R$ 40,00.



Deliciando-se com o Barreado


ímãs nativos
    Satisfeitos, fomos caminhando por vários estandes que dominam o centro desta pequena cidade, formando uma enorme "feirinha", bem diversificada, por sinal, com produtos coloniais, artesanais e industriais.



    Morretes (68 Km da capital) é cortada pelo Rio Nhundiaquara que serviu como 1ª via natural entre o litoral e o planalto. À beira desse rio, um verdadeiro boulevard, com mesinhas para melhor apreciá-lo, sob muitas árvores. Muito acolhedor.  Cidade com pontes e prédios antigos e bem conservadinhos. A cidade é pequeninha, porém bem preparadinha para o turismo. Oferece alguns hotéis e muitas pousadas e fazemos questão de destacar a "Pousada Dona Laura" localizada no coração da cidade, oferecendo ótima hospedagem, inclusive, com piscina e o que é principal: muita simpatia. 



Vista da área externa da Pousada Dona Laura
Apartamentos
Visitantes admirando um braço do Rio Nhundiaquara
Namoradeiras em Morretes

Os visitantes no alto da Igreja Matriz em Morretes
     










Um pulinho na "Igreja Matriz de N. Sra. do Porto" era obrigatório. Foi inaugurada em 1850 e a sua Via Sacra,  em quadros a óleo, executada pelo pintor morretense Theodoro de Bona é digna de uma visita.


     
      Ainda circulamos pelo centro que borbulhava de turistas, com direito a sentarmos num banco, à sombra, vendo e ouvindo um belo conjunto musical de flautas e tambores. 
     Porém, o tempo quando nos é agradável, voa e às 15h30, voltaríamos para Curitiba, através de ônibus.
      Esperávamos um grande engarrafamento, porém em apenas, uma hora de viagem, estávamos, novamente, na capital.
  A anfitriã Nilda Maria, pretendia fazer um jantar de confraternização, porém como era feriado, tudo estava fechado. Mas a sua versatilidade, não deixou cair a peteca e fomos para a sua residência. Com o que tinha em casa, fez um belo jantar, claro, o alho fez parte do mesmo. Mesmo assim, para mim, estava bom. Pois neste "dinner", mais dois novos associados, participaram: a Lis e o Dennis (grande casalzinho de pombinhos).
Posteriormente, o casal Marianne/Guilherme também participou, numa agradável confraternização.
   Foi excelente, mas o relógio acusava 20h30 e eu tinha que partir às 21h, ainda precisava ir ao porta-bagagens e ao "guichet" da Pluma, para obter o código de barras. O casal XX levou-me até lá  e deu tudo certinho.
                                          AGRADECIMENTOS
    Foi, realmente, uma Páscoa inesquecível, com grande companhia e conhecendo lugares incríveis, tudo isso com pessoas seletas e acolhedoras. Não sei se eu estava à altura, mas não precisei me esforçar para acompanhá-las.
  Sendo o que se oferecia para o momento, encerro a presente ata.
 Presidente: Déia Barboza
Secretário: Lenio Fregapani



PRÓXIMAS REUNIÕES:  

    Não temos ainda sugestão para próximos encontros, porém, não devemos espaçar tanto, uma reunião anual é pouco, dada a felicidade dos encontros devemos amiudá-los. Vamos recolher dos associados as sugestões e assim q recebermos todas, publicaremos aqui para votação. Aguardem.

Junho/2014:
Está em votação o seguinte calendário para as próximas reuniões:
14 a 24/06 - 
01 a 14/07 -
20 a 31/10 -
01 a 30/11 -
01 a 31/12 -