OBRIGADA PELA VISITA!!!!!!

Sei que vc não sabia q eu tinha este blog, resolvi fazer isso para escrever um pouco sobre minhas impressões e experiências. Enquanto estou dando aulas conto muitas histórias... talvez seja para fazer o tempo não fluir tão rápido e assim abraçar o que de melhor aconteceu, reviver, lembrar e sentir novamente a emoção daquele momento.



A arte de contar histórias deve estar no sangue que recebi de minha mãe e de meu pai, ambos me ensinaram a contar histórias e aqui estou eu, escrevendo-as.



Já tenho dois filhos, já plantei várias árvores e agora cumpro com a terceira premissa para me sagrar humana: escrever um livro.



Vou ficar muito feliz se vc deixar uma frase q exprima o que temos em comum, o que nosso encontro o despertou ou ainda sua impressão sobre o que já leu aqui. Seu coração deve falar mais alto...vou aguardar ansiosa.











sábado, 6 de abril de 2013

RECIFE, JOÃO PESSOA E ARREDORES (JAN/2013)

      Os dias de férias passaram com uma rapidez sensível, enquanto eu tentava segurá-los nas fotos...




     Partimos desta vez Lígia, Lucimara, Nilza e eu para Recife, em uma viagem descoberta entre as várias pesquisadas em pacotes. O preço pago foi muito bom e acessível, incluía passagem aérea, hospedagem citytour e transfer.  Só teríamos q conseguir um meio de irmos a João Pessoa, Porto de Galinhas ou Maragogi, destinos considerados imperdíveis na região; afinal era início de janeiro de 2013, ano novo, viagens novas...

     Embarcamos num voo da Gol de Curitiba a São Paulo, em meia hora estávamos lá. Embarcamos em outro voo da Gol para Recife, desta vez sentindo o grande diferencial dos serviços da Azul, Tam e Avianca.

Não pensamos q a Gol estivesse em tão baixo nível de atendimento, cobrando o lanchinho dos passageiros principalmente em um voo de 4h. Foi terrível perceber q essa companhia está sem condições de oferecer  alimento aos seus passageiros, enquanto as outras colocam até opções nos lanches.

     Chegamos em Recife às 14h, moooooooorrrrrtas de fome....O transfer estava nos esperando mas duas passageiras, q seguiriam conosco, perderam as  malas, CROZIS!!! Que transtorno!!!!! Soubemos depois q essas malas chegaram às suas mãos somente à meia noite. Chegamos ao Hotel Recife Praia às 16h.  Deixamos as malas e corremos para um restaurante próximo onde servem pratos executivos, uma delícia !!!! Voltamos ao Hotel, é bem localizado, tem uma entrada escondida, mas oferece café da manhã completo, com tapioca e bolo de rolo iguarias nordestinas.









Nosso quarto para 4 pessoas localizava-se no 9º andar, de lá tínhamos uma vista linda da praia e da Avenida Boa Viagem.









Cada amanhecer foi registrado pelas câmeras da 
Lucimara, Lygia e minha, de nos deixar sem palavras... 


O Hotel oferece WiFi e dois pontos para uso da internet, no térreo e no 1º andar.










O Hotel Recife Praia possui no 1º piso uma piscina maravilhosa onde ficávamos na volta da praia.











À noite a paisagem também era linda, via-se a praia com a maré baixa com os arrecifes à mostra, assim amanheciam e durante o dia a maré os cobria. 










Reconhecemos a área e saímos para uma caminhada pelo calçadão da famosa Praia de Boa Viagem.



 Seguimos pela praia mas para chegar até onde há uma feirinha mais 5 km nos esperava, então...  buscamos um ônibus q nos deixou exatamente na Feira da Igreja da Boa Viagem. Ainda era dia quando chegamos lá. Tiramos fotos, provamos uma tapioca dupla, com doce de leite ou coco, maravilhosa!!!! 


 Tomamos suco de graviola, mais fotos e enfim as barraquinhas... Lá encontramos a preço muito bom, bijuterias  roupas, cangas, toalhas, artigos em couro, conchas, rendas, lindíssimos; fartamos-nos de escolher e encher os olhos com coisitchas nordestinas.


    





















































Os dias seguintes foram uma sequência de suspiros e descobertas. Fizemos o citytour em Recife e Olinda, com parada para fotos. Passamos pelas ilhas de Santo Antonio, Recife e Boa Vista














seguindo para Olinda, cidade patrimônio natural e cultural da humanidade, primeira capital do Estado, onde se encontra o Convento Franciscano, o Alto da Sé, Mercado da Ribeira, Mosteiro de São Bento, Mirante da Caixa D`água, além de outros monumentos históricos, feirinha e oficinas de artesanato. 






























 

Voltamos para Recife, o Centro Antigo com belos sobrados, conhecendo o marco Zero da cidade, a Rua do Bom Jesus, onde se instalou a primeira sinagoga das Américas; a Praça do Arsenal; Praça da República e o Museu dos Bonecos e a Casa da Cultura - antiga casa de detenção e que hoje é centro de vendas do artesanato da região, além de visualizar a divisão das 03 ilhas que formam Recife. Houve uma parada para almoço, voltamos ao Hotel às 16h. O passeio teve duração de 4 horas.





   













































































Quando chegamos ao Hotel nos informamos sobre os passeios fora de Recife. Tivemos indicação de um guia para fazer os 3 passeios e só nos restava negociar. Após algumas ligações tratamos o vlr. de R$ 140,00 por pessoa  com o guia Airton, recifense simpático, alegre e competente. O primeiro passeio foi João Pessoa, Paraíba. A viagem levou 3h, houve um engarrafamento na estrada, avistando as hélices das usinas eólicas, marcas do nordeste. 









Visitamos Farol do Cabo Branco de onde avistamos o ponto extremo oriental do Brasil,



















Ponta Seixas, lugar de uma praia belíssima, provamos um sorvete de caipirinha.


Na cidade de João Pessoa passamos pelo centro histórico, o Hotel Globo, Mosteiro dos Franciscanos,

















Academia Paraibana de Letras, 












casas com fachada em ladrilhos portugueses, Praça Central de João Pessoa.




 Praia do Tambaú, almoçamos num restaurante em frente ao mar na Praia do Bessa, provando lagosta, hmmmmmmm... R$ 70,00/pessoa e ali mesmo tomamos um banho nas águas quentinhas do mar verde paraibano, indescritível!!!





Tudo pronto rumamos para curtir o entardecer na Praia do Jacaré ao som do Bolero de Ravel. João Pessoa fica apenas a 115 Km ao norte de Recife. As fotos ficaram de cair o queixo, mas o melhor foi o som do Bolero de Ravel tirado no sax, como dizem os americanos, breathless!!!!!







Por de sol belíssimo como pano de fundo.





   No terceiro dia, outro passeio marcado para às 7h da manhã: fomos a Praia dos Carneiros. Nem imaginava o que teríamos, foi algo muito especial, praia rasa, águas mornas, límpidas, peixinhos coloridos, areia branquinha, corais com piscinas, visual de estarrecer!!!! 




















Ficamos alojados num restaurante chamado Bora Bora...(previsão de notícias dessa terra tão distante, dali a 3 meses). Almoçamos, caminhamos, mas era preciso se proteger do sol. Nossa mesa se localizava num local fresco, acomodando as quatro e os 3 curitibanos q encontramos no Hotel. Nosso guia se deliciava nas águas quentes e chegou a nos sugerir um passeio de barco.




 









Eu e a Lucimara nos apressamos para subir no catamarã q lentamente foi deixando a praia para chegar próximo à foz do Rio Formoso, de onde avistamos a Capela de São Benedito e do outro lado uma cadeia de montanhas parecendo um jacaré, "o maior jacaré do mundo". 







Paramos na Praia de Guadalupe, aos pés do jacaré, para tomar banho de lama (argila) branca, que nos fez uma deliciosa massagem, nos rejuvenescendo uns 20 anos!!!! 









Voltamos ao restaurante apreciando a paisagem, o mar verde de vários tons, coqueirais, céu azulíssimo. O dia foi de paisagens inebriantes, passeio recomendado. 











Voltamos a Recife, chegamos ainda em tempo de ir ao Shopping Recife, o primeiro construído na cidade e o maior da America Latina na época da sua construção. Realmente, ele é espalhado, em dois pisos e muito bem prestigiado, lojas amplas, diversificadas, com lanchonetes em vários recantos, além da famosa Praça de Alimentação. Procuramos uma loja onde comprássemos pen drive e uma bateria para minha câmera. Voltamos ao Hotel, 23h. 

   
 No quarto dia teríamos novo passeio, agora na famosa Porto de Galinhas. Nosso guia caprichou, chegou cedinho, solicitou q levássemos toalhas do Hotel e em seguida partimos. Porto de Galinhas é uma conhecida praia da região localizada no municipio de Ipojucá - Pernambuco. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d`angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.











Tiramos muitas fotos, fomos de jangada até os corais, de onde avistamos várias piscinas naturais, inclusive uma com o formato do mapa do Brasil, podendo mergulhar e oferecer ração aso peixinhos q se aninhavam ao nosso redor. Uma curiosidade: antes de irmos até lá, foi necessário saber sobre o quadro da maré. Se a maré no local estiver baixa vale a pena ir, caso contrário a maré alta impede o passeio de jangada e a visita às piscinas naturais, inclusive a praia local fica intransitável, a maré chega a bater no muro dos restaurantes. Com a maré baixa a praia fica cheia de jangadas, turistas, vendedores de cangas, sândalo, lagostinhas, sorvetes...etc, etc. 







Nosso almoço foi estupendo, não muito caro, comemos um peixe na telha, acompanhado de suco de graviola. Não me recordo o nome do restaurante ( ahhhhh, "Peixe na Telha" rsrsrsrsrs), na foto confirmamos a informação. De lá voltamos a Recife, findando os serviços do guia Airton q com muita simpatia, arrasou!!! Ouvimos piadas, histórias curiosas, trocamos emails e receitinhas...

      



   Passeamos pelo vilarejo Porto de Galinhas decorado com grandes galinhas coloridas, comércio variado e inusitado, com preços ótimos.  






    Em Recife, voltamos nos despedir da Praia de Boa Viagem, vai deixar saudades!!!!! Ainda nos faltou o passeio de catamarã pelo Rio Jaguaribe, à noite para ver as luzes da cidade. Enfim, fizemos quase tudo, o suficiente para ficar com saudades desse cantinho brasileiro multicolorido de alegria, praias lindas, comidas típicas e deliciosas, frutas saborosas, pessoas divertidas, com sotaque diferente, hospitaleiros, sofridos, mas felizes em poder mostrar tanta coisa linda para outros tantos brasileiros q ali visitam. Valerá a pena voltar, ficam aqui nossa saudades !!!!!!













Prato típico delicioso saboreado no Restaurante perto do Recife Praia Hotel:
Carne de sol com queijo coalho, feijão fradinho, farofa e arroz.